Vinícola toscana comprada por brasileiro é inocentada no caso "Brunellogate"!

Data

O banqueiro brasileiro André Esteves já pode respirar aliviado! A Tenuta Argiano, vinícola situada na Toscana (Itália), comprada por ele no início do ano, foi inocentada de participar da fraude nos vinhos da DOCG Brunello di Montalcino, um escândalo que ficou conhecido como “Brunellogate”.
A Tenuta Argiano, que pertencia a Condessa Noemi Marone Cinzano (que também é dona da bodega argentina Noemia) foi adquirida por Esteves por um valor de cerca de 50 milhões, quando a vinícola ainda estava sob investigação de fraude no processo de elaboração dos vinho classificados como Brunello di Montalcino, a mais importante da Toscana. Após uma longa investigação, por falta de provas, a Argiano foi finalmente declarada inocente de todas as acusações.
O “Brunellogate” (ou Brunellopoli, para os italianos) foi o resultado de anos de desconfianças e dúvidas dos críticos de vinho e degustadores profissionais da Itália e do resto do mundo, que nem todos os Brunellos di Montalcino eram feitos apenas com a casta Sangiovese Grosso (também chamada de Brunello). A percepção dos experts começou a questionar que uvas como as potentes Cabernet Sauvignon e Syrah poderiam estar sendo adicionadas ao mosto de Sangiovese Grosso, tornando os vinhos mais ricos e vigorosos, bem ao gosto do principal mercado destes vinhos, os Estados Unidos, que chegou a absorver 25% de toda a produção desta DOCG. 
Durante as investigações iniciadas em 2008, quase 7 milhões de litros de vinhos Brunello di Montalcino foram apreendidos, levando os EUA a ameaçar um bloqueio total da importações caso não fossem tomadas as devidas medidas pelas autoridades italianas para garantir a autenticidade dos vinhos. Na ocasião, no calor das investigações, a Argiano se viu forçada a “rebaixar” seus Brunellos da safra 2003 para uma classificação mais simples, evitando repercussões ainda mais negativas sobre seus vinhos. 
Ao que parece, os inocentados e legítimos brunellos 2003 da Argiano foram vendidos a preço de banana!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!