Direto da Adega: Soldera Riserva Case Basse Brunello di Montalcino 2003 e 2004, um mito da Toscana em dose dupla!

Data

Soldera Riserva, para muitos, o maior dos Brunellos di Montalcino!
Depois da triste sabotagem que nos privou de praticamente toda a produção (já bastante diminuta) das últimas seis safras deste mítico brunello (2007 a 2012), poder degustar duas safras consecutivas de Soldera Riserva (2003 e 2004) é um grande privilégio.
O Soldera é um exótico e quase atípico brunello que impressiona de imediato aqueles que ainda não o conhecem. Com sua cor rubi muito mais clara que a de seus pares, ele remete de imediato a lembrança de um grande tinto da Bourgogne que aflora aromas vigorosos praticamente desde o momento em que sacamos sua rolha. 
Apesar do vinho da safra 2003 ter se mostrado nitidamente menos intenso que a majestoso 2004 (talvez o melhor já produzido), ambos exibiram aromas refinados de framboesas, sous bois, cedro e uma deliciosa nota mentolada. No paladar, aquela errônea impressão deixada pela tonalidade de sua cor, sugerindo vinhos focados apenas para leveza e na elegância, é desmentida pela grande estrutura de seus taninos e uma acidez cortante que prometem lhes dar uma longa vida pela frente. Soberbos!
Infelizmente, esses vinhos sempre foram muito caros (custavam cerca de R$1200 na Decanter), mas com a atual restrição de disponibilidade causada pela sabotagem citada, uma garrafa de Soldera Riserva tornou-se algo absurdamente escasso, um objeto de colecionador cada vez mais raro de ser visto numa loja de vinhos, mesmo nas mais completas do exterior. Se encontrar alguma e puder pagar o preço indicado, não perca a chance de colocar as mãos numa garrafa deste que certamente é um dos 10 melhores vinhos da Itália!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!