Boeira Portugal in a Bottle: a mais nova atração enoturística do Porto é finalmente inaugurada!

Data

Em 1999, dez amigos compraram a Quinta da Boeira, uma propriedade com cerca de três hectares situada no centro de Vila Nova de Gaia e que se desenvolve em torno de um palacete do início do século XIX . O grupo reúne gente de várias profissões, desde um padre a empresários do vinho, professores e médicos. A ideia inicial era “proteger a propriedade e o seu arvoredo da loucura imobiliária da altura”, relembra Albino Jorge, administrador da Fladgate Partnership (detentora das marcas Taylor”s, Croft e Fonseca) e um dos accionistas da Quinta da Boeira.
Os dez amigos começaram por adaptar o espaço para a realização de casamentos, de modo a darem alguma sustentação ao investimento; depois recuperaram o palacete e os jardins anexos. Agora querem transformar a quinta numa nova atração turística para quem visita o Porto e Vila Nova de Gaia, com o projeto “Boeira Portugal in a Bottle”, inaugurado neste último sábado (10 de Agosto). Para o futuro, pretendem construir um hotel de charme, cumprindo um programa que poderá envolver no total cerca de 38 milhões de euros.
“Boeira Portugal in a Bottle” é uma iniciativa que pretende literalmente oferecer a degustação de vinhos das principais regiões portugueses no interior de uma gigantesca garrafa construída em fibra de vidro. As dimensões são formidáveis: 32 metros de comprimento e 9,5 metros de diâmetro. A garrafa ficará deitada, assumindo mais ou menos as mesmas proporções do palacete, e terá capacidade para acolher mais de 50 pessoas. O interior irá ser decorado com motivos alusivos ao Douro, Dão, Vinhos Verdes e Alentejo, as quatro regiões selecionadas para servirem de amostra do Portugal vinícola, onde os visitantes poderão provar vinhos e iguarias de cada uma das regiões.
Por agora, só é possível visitar as mais de 60 lojas de vinhos, gastronomia e artesanato português que foram instaladas nos jardins da Quinta da Boeira (cedidas a produtores em troca apenas do pagamento dos custos de condomínio), almoçar no restaurante da propriedade e assistir a um ou outro espetáculo musical. A garrafa, em construção há quase meio ano, só deverá estar terminada no próximo mês de setembro. 
A garrafa gigante que está sendo construída na Quinta da Boeira esteve perto de ser algo bem diferente. A ideia inicial dos promotores do projeto era erguer uma pirâmide de garrafas com capacidade suficiente para acolher provas de vinhos no seu interior. Mas a execução era complicada: seria necessário colar, uma a uma, 60 mil garrafas de 750 ml. Foi então que surgiu a ideia de, em vez de 60 mil garrafas, construir apenas uma em fibra de vidro. Aparentemente, o desafio é ainda mais ousado, mas o custo e o modelo de construção são mais vantajosos. Quando estiver concluída, não haverá nada igual no mundo. A garrafa que mais se lhe aproxima e que os promotores do projeto conheçam mede “apenas” seis metros, cerca de cinco vezes menos. Diante disso, a candidatura para entrar no Guinness, o livro dos recordes, já começou a ser preparada.
Fonte: Fugas.pt

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!