Agenda: VI Vinum Brasilis apresenta mais de 350 rótulos produzidos no Brasil!

Data

O movimentado ambiente da Vinum Brasilis de 2012
Brasília, a capital do Brasil, será também a capital do vinho brasileiro nos dias 14 e 15 de agosto, quando a VI Vinum Brasilis receberá 40 vinícolas nacionais na Faculdade de Gastronomia do IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília). A maior feira exclusiva de vinhos brasileiros acontecerá na Capital Federal ao lado do 25º Congresso Nacional da Abrasel. “Teremos, em um só local, os proprietários dos melhores restaurantes de todo o Brasil e os alunos, ex-alunos, chefs e futuros chefs de cozinha da principal escola de gastronomia de Brasília”, destaca o organizador da Vinum Brasilis, Petrus Elesbão.
Pela primeira vez estarão presentes vinícolas da Campanha Gaúcha (Dunamis e Irmãos Camponogara) e de Minas Gerais (Estrada Real). Outras três empresas farão sua estreia na Vinum Brasilis – Aracuri (Campos de Cima da Serra), Santo Emílio (Santa Catarina) e Peterlongo, da (Serra Gaúcha). “Será a maior feira de vinhos já realizada em Brasília”, comemora Petrus Elesbão, que conta com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e da Abrasel para realizar o evento. 
O público esperado também é recorde – acima de 2 mil pessoas nos dois dias da exposição dos melhores rótulos brasileiros dos principais estados produtores: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Será possível degustar mais de 350 vinhos, espumantes e suco de uva 100%, muitos deles recentemente premiados em concursos internacionais. “Os lançamentos do ano poderão ser degustados por todos os presentes”, afirma Petrus.
Seguindo sua característica de apoio à produção brasileira, a Vinum Brasilis terá duas novidades nesta sua sexta edição – a presença do Organique, o primeiro energético orgânico do país, elaborado com açaí, guaraná e erva-mate; e da Weber Haus, a cachaçaria mais premiada no mundo. “Tudo que é 100% brasileiro tem o nosso apoio e merece estar na nossa vitrine”, diz o organizador do evento. 
Atendendo a um pedido das vinícolas e dos consumidores, este ano será permitida a venda de vinhos pelos produtores diretamente ao público. Outro serviço inédito será a oferta gratuita de internet sem frio (wi-fi) para os participantes interagirem nas redes sociais em tempo real. A Vinum Brasilis ainda tem entre suas principais atrações um estande exclusivo, comandado pelos editores do blog Decantando a Vida (Eugênio Oliveira e Antônio Coelho), com produtores brasileiros artesanais e de garagem, com degustação de rótulos inéditos. Durante toda a feira serão servidos frios e queijos especiais da Distribuidora Berigo.
Histórico
O enófilo Petrus Elesbão organiza eventos com vinhos brasileiros há nove anos em Brasília. Há seis anos a feira tem o nome de Vinum Brasilis e há três conta com apoio oficial do Ibravin. Tudo começou em 2005, quando Petrus e os amigos Renzo Viggiano e Wesley Brito, companheiros da Confraria Amicus Vinum, decidiram convidar duas vinícolas para uma degustação que recebeu cerca de 100 pessoas. Com o sucesso do evento, Petrus repetiu a dose no ano seguinte e assim sucessivamente. 
A consolidação veio em 2008, quando foi batizado de Vinum Brasilis. “Acredito que ajudamos a dar maior visibilidade ao vinho brasileiro nesse período. Agora, com uma imagem consolidada, especialmente na elaboração de excelentes espumantes, o evento se tornou referência obrigatória para os melhores produtores brasileiros e também para o público que aprecia bons vinhos em Brasília”, destaca Petrus. Uma prova da relevância da Vinum Brasilis é que, a cada nova edição, aumenta a cobertura nacional do evento, com críticos, blogueiros e jornalistas de outros estados indo até a Capital Federal para acompanhar a feira.
A maior Vinum Brasilis foi realizada no ano passado, com 32 vinícolas presentes e 2.000 participantes nos dois dias de sua realização. “Já virou tradição realizar um evento maior do que o anterior. Em 2014, ano de Copa do Mundo, queremos bater a marca de 50 vinícolas presentes”, projeta Petrus, um dos maiores embaixadores do vinho brasileiro no país. “A Vinum Brasilis é tão importante para o vinho brasileiro que a feira é considerada uma das etapas do Circuito Brasileiro de Degustação, realizado em várias capitais pelo país afora”, elogia o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
Mais informações em www.vinumbrasilis.com.br.
Veja a lista prévia de vinícolas confirmadas para o VI Vinum Brasilis:
– Antônio Dias
– Aracuri
– Aurora
– Casa Valduga
– Decantando a Vida (com produtores brasileiros orgânicos ou de garagem, como Era dos Ventos, Domínio Vicari, Villa Bari, Pedras Altas, Arte da Vinha, Quinta da Figueira, Elephant Rouge, Valmarino Churchill, Estrelas do Brasil e Tormentas)
– Domno
– Don Bonifácio
– Don Giovanni
– Don Guerino
– Dunamis
– Garibaldi
– Gran Legado
– Hermann
– Irmãos Camponogara
– Kranz
– Lidio Carraro
– Luiz Argenta
– Maximo Boschi
– Miolo
– Monte Paschoal
– Pericó
– Perini
– Peterlongo
– Pizzato
– Quinta da Neve
– Rio Sol
– Salton
– Sanjo
– Santo Emílio
– Sozo
– Villa Francioni
Serviço:
Data: 14 e 15 de agosto de 2013
Horários: 16h às 18h (exclusivo para imprensa e profissionais) e das 18h às 21h30 (aberto ao público)
Local: Faculdade de Gastronomia do IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília – Av. L2 Sul 613/614, Brasília-DF
Inscrições: no www.decantandoavida.com.br (com Eugênio pelo telefone celular 61-8412-9781) e no local do evento.
Fonte: .DOC

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!