8 passos para limpar suas taças de vinho com perfeição (com vídeo da Riedel)!

Data

As taças de vinho, especialmente as melhores feitas em cristal de alta qualidade, são muito delicadas no manuseio, mesmo aquelas produzidas com técnicas especiais que aumentam sua resistência, por isso é fundamental que se tome muito cuidado durante as etapas de limpeza e secagem. 

Aprender a limpar corretamente as taças é fundamental quando se tratar da apreciação de vinhos, pois é bastante comum que mesmo após sua limpeza, manchas remanescentes, quase invisíveis a olho nu, tornem significativas diante de uma fonte de luz.
Muitos acham uma missão impossível deixar uma taça de vinho absolutamente impecável, pois sempre haverá alguma impressão digital, poeira ou outro resíduo qualquer de limpeza. Para que isso se converta em realidade, basta você seguir os passos simples descritos abaixo, podendo finalmente ter suas taças de vinho com um brilho impecável.
Antes de começar, lembre-se que o vidro absorve facilmente quaisquer odores, por isso, não utilize em sua limpeza nada que contenha qualquer tipo de perfume. Para começar, tenha nas mãos apenas uma esponja macia (para não a superfície das taças), sabão neutro e água morna.
Apesar do uso das mãos como “ferramenta” ideal para sua lavagem, se você tiver uma quantidade grande demais de taças (ou for um pouco preguiçoso…) e quiser usar uma lava-louças, limite-se  a usar um programa de lavagem curta e faça o enxágue apenas com água.
Feitas essas recomendações, siga os 8 passos para a limpeza perfeita de suas taças:
1- Lave as taças de vinho com água quente;
2- Adicione uma gota de sabão e encha a taça com água morna;
3- Segure a taça pela base e esfregue suavemente a face interna do bojo;
4- Em seguida, repita essa operação na face externa da taça, tomando cuidado para não forçar a emenda que existe entre o bojo e a haste que o une ao pé da taça, evitando uma possível quebra;
5- Esterilize e clareie a taça num rápido banho numa solução de água adicionada de uma colher de sopa de água sanitária ou vinagre;
6- Após essa limpeza e antes de iniciar a secagem, é recomendável que você coloque uma panela com água para ferver. Feito isso, segure a taça pelo pé e a coloque sobre o vapor d’água até que todo o bojo tenha sido coberto por ele;
7- Para iniciar a secagem, separe um bom pano de prato feito de algodão e o destine apenas para suas taças. Ele ser altamente eficaz na remoção de impressões digitais ou manchas que ainda persistirem;
8- Finalmente, introduza o pano na taça segurando-a pela base e suavemente gire-a taça, secando primeiro o interior e depois a parte externa. Pronto! Sua taça agora está perfeitamente apta para o próximo serviço de vinho.
A Riedel, a mais famosa produtora de taças de vinho do mundo, também produziu um ótimo vídeo sobre o tema. Considerando algumas pequenas diferenças, como o tipo de tecido sugerido na secagem (microfibra), você obterá o mesmo resultado perfeito…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!