Enoturismo: 10 roteiros para conhecer os vinhos de Portugal e suas lindas paisagens!

Data

Regiões vinícolas de Portugal
Apesar de ser um país pequeno, quando comparado as dimensões continentais do Brasil, Portugal detém um rico patrimônio vitivinícola que o cobre praticamente de norte a sul. O site Prove Portugal listou 10 roteiros perfeitos para você visitar e se aprofundar na riqueza vinícola de Portugal e nas belíssimas paisagens e cidades que as cercam.
1. Rota de Vinhos da Península de Setúbal 
Região onde a elevada qualidade dos vinhos de Indicação Geográfica Península de Setúbal, DO Palmela e DO Setúbal é também comprovada através dos prêmios obtidos em concursos nacionais e internacionais. Veja aqui um pouco mais sobre a região e alguns de seus produtores.
2. Rota da Bairrada
É uma região de cultura vitivinícola, gastronômica e de outras características, situada entre dois importantes centros urbanos e universitários, Aveiro e Coimbra. Cabe à Associação Rota da Bairrada, iniciativa público-privada, o papel na promoção do destino/território, organizando e estruturando a oferta, fomentando a lógica de trabalho em rede/parceria . 
Veja aqui um pouco mais sobre a região e alguns de seus produtores.
3. Rota da Vinha e do Vinho do Ribatejo
Esta rota oferece que como o nome indica toda a riqueza do Ribatejo, a possibilidade de conhecer e visitar as adegas do Ribatejo, provar os seus vinhos e apreciar a história da região. 
Veja aqui um pouco mais sobre a região e alguns de seus produtores.
4. Rota dos Vinhos Verdes
Segundo o site Prove Portugal, são três os percursos sugeridos: “Três Cidades de Encanto”, Guimarães, Braga e Amarante; “Do Cávado ao Lima”, visitando Barcelos, Viana do Castelo e Ponte de Lima; “Da Costa à Serra”, descobrindo Caminha, V. N. de Cerveira e Monção. 
Veja aqui mais informações sobre a região e alguns de seus produtores.
5. Rota do Vinho do Porto
Esta é uma das rotas enoturísticas mais conhecidas, com os produtores dispersos por toda a Região Demarcada do Douro. Possui  uma grande abrangência territorial e faz da promoção da Região a sua grande bandeira. 
Veja aqui mais informações sobre a região e alguns de seus produtores.
6. Rota dos Vinhos do Oeste
A região destaca-se pelos vinhos encorpados aromáticos e de alto teor alcoólico. A sul, produzem-se tintos vivos enquanto novos, intensos, equilibrados e com um raro aroma após envelhecidos; a norte, predominam os vinhos brancos, deliciosamente frutados. 
Veja aqui mais informações sobre a região e alguns de seus produtores.
7. Rota do Vinho do Dão
Descobrir este vinho, tinto ou branco, é descobrir também o queijo da Serra da Estrela, a maçã Bravo de Esmolfe, o cabrito, os doces e os embutidos. 
Veja aqui mais informações sobre a região e alguns de seus produtores.
8. Rota das Vinhas de Cister
A rota das Vinhas de Cister faz-se numa das mais recentes regiões vitivinícolas portuguesas, a de Távora-Varosa. 
Veja aqui mais informações sobre a região e alguns de seus produtores.
9. Rota dos Vinhos da Beira Interior
Região onde se inclui, entre outras, as zonas de Castelo Rodrigo e Pinhel, com o verde das videiras a contrastar com o granito dos castelos. 
Veja aqui mais informações sobre a região e alguns de seus produtores.
10. Rota do Alvarinho
Consiste numa rede diversificada e integrada de produtores, com o objetivo de promover Melgaço como um destino enoturístico de excelência. Já o Vinho Alvarinho, nascido num terroir único no mundo, é  proveniente de uma casta singular que só cresce na Península Ibérica.
Veja aqui mais informações sobre a região e alguns de seus produtores.
Agora é só escolher a(s) sua(s) rota(s) preferida(s) e fazer uma esplendorosa visita, apreciando o melhor da viticultura, gastronomia e paisagens de Portugal…
Fonte: adaptado de Dinheiro Vivo

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!