Direto da Taça: San Pancrazio Tommaso Merlot 2008, um belo toscano com "alma" de Pomerol!

Data

Tommaso Merlot 2008

A Toscana já demonstrou com seus Massetos e Redigaffis que é uma terra pródiga para a elaboração de merlots “in purezza”, como dizem os italianos. Durante a semana que passou, degustei mais um belo vinho feito com merlot nesta região, não tão caro quanto os citados acima, que corroborou mais uma vez minha percepção de que a Toscana poderia ser chamada de uma versão “italiana” do Pomerol.
O Tommaso Merlot 2008 é elaborado em San Casciano Val di Pesa, no meio do caminho entre Florença e Siena, pela Fattoria San Pancrazio, uma propriedade com mais de 600 anos de história, mas que apenas na virada deste século voltou a alcançar uma expressão digna de seu privilegiado terroir.
Impressões de degustação:
Amadurecido por 16 meses em barricas novas de carvalho francês e outros 6 meses nas 2.500 garrafas produzidas anualmente, o Tommaso revelou a típica cor rubi escura, quase violeta que as melhores cepas de merlot podem proporcionar. No olfato, frutas negras em profusão, baunilha, folhas secas e um toque ainda bem marcante de carvalho. Na boca, exibiu taninos firmes mas muito bem polidos, com aquela sensação sedosa que se espera de um ótimo merlot. A acidez também revelou-se muito bem equilibrada com a pujança do vinho, necessitando apenas de finalizar sua devida integração com a madeira. Um conjunto muito bem constituído e que tem potencial de guarda, prometendo evoluir muito bem ao longo dos anos. Importado pela Grand Cru (R$140).
Avaliação: 92B.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!