Painel de Degustação: Piemonte 2004/2005, onde reinam Barolos e Barbarescos!

Data

O mais recente painel de degustação da Desconfraria reuniu desta vez ótimos exemplares do Piemonte das safras 2004 e 2005 (apesar de um 2006 ter entrado equivocadamente…), terra da tânica casta Nebbiolo que se veste em traje de gala na forma dos majestosos Barolos e Barbarescos.
Desconsiderando o Nebbiolo 2006, que fugia ao propósito do painel, restaram três Barolos e três Barbarescos para se confrontar no habitual modelo às cegas adotado em todas as degustações da confraria. Destes seis, apenas um vinho era da safra 2005 (curiosamente, o que ficou em último), deixando para a safra 2004, a responsabilidade de externar as decantadas qualidades dos vinhos desta região italiana.
Em minha avaliação pessoal, que coincidiu em quase 100% com o resultado final da degustação, os Barolos e Barbarescos atravessam uma fase de convergência, onde as sutilezas que os diferenciam quase não puderam ser percebidas. No aspecto olfativo, aromas de frutas secas, terra úmida e notas sutis de lavanda, dominavam a maior parte dos vinhos. No palato, os níveis de taninos também se mostraram bastante semelhantes, com maior diferença no frescor aportado pela acidez. A integração da madeira no vinho pareceu ser o grande diferencial capaz de ser destacado dentro do painel.
Devo confessar que, apesar da indiscutível qualidade dos vinhos, nenhum deles chegou a me empolgar como habitualmente acontece com exemplares deste nível. Ficou a sensação de que a maioria deles parecia estar numa fase de dormência, liberando apenas uma pequena fração de suas potencialidades. Foi necessária boa dose de concentração para extrair o máximo que os vinhos tinham a oferecer.
Veja como ficou a classificação do painel, considerando apenas os seis vinhos que preencheram os requisitos do tema:
*Observe que nem sempre as altas notas da crítica especializada (Wine Spectator, Wine Advocate, etc…) não são garantia de sucesso num painel de degustação às cegas…
6º colocado: Produttori del Barbaresco Riserva Rabajá 2005 (WS95/RP94)
5º colocado: Massolino Barolo Vigna Margheria 2004 (WS93/RP95)
4º colocado: Bruno Rocca Barbaresco Rabajá 2004 (WS97/RP94)
3º colocado: Poderi COLLA* Barolo Dardi Le Rose 2004 (RP93)
*Tinha esse vinho na adega por razões óbvias…
2º colocado: Pio Cesare Barolo 2004 (WS94/RP93)
1º colocado: La Spinetta Barbaresco Starderi 2004 (WS93/RP95)

A próxima parada, já na semana que vem, é na Ribera del Duero (Espanha), também com vinhos das safras 2004/2005. Aguardem!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!