Painel de Degustação: Pomerol 2000/2001, o brilho da pequena joia da margem direita de Bordeaux!

Data

Em mais um painel de degustação da Desconfraria, cujo tema foi Pomerol (safras 2000 ou 2001), o grande terroir da Merlot na França, tivemos um resultado bastante esclarecedor e condizente com a promessa embutida em cada um dos rótulos presentes (apesar da pouca diversidade deles), ou seja, a nossa avaliação corroborou a análise prévia destes vinhos feita pela crítica especializada.
Olhando para a foto acima, onde estão listados os 8 vinhos da degustação (por ordem de classificação, da esquerda para a direita, e de cima para baixo), podemos observar que os rótulos repetidos apareceram de  modo consecutivo, confirmando mutuamente o nível de qualidade observado nas outras. 
Não custa lembrar que, como sempre, os vinhos foram servidos às cegas e com a ordem misturada das taças para cada um dos degustadores. Com exceção do próprio vinho entregue ao responsável pela montagem do painel e do tema escolhido, nada mais sabíamos sobre os vinhos que estavam sendo servidos.
Na minha avaliação individual, todos os vinhos corresponderam ao esperado, exibindo as ótimas qualidades olfativas e gustativas que fazem a fama do Pomerol, salvo pelo único vinho de 2001 (La Conseillante), que se mostrou bastante fechado e sem muita expressão no paladar.
Veja a seguir a classificação dos vinhos nesta degustação e compare com as notas que eles receberam na WS (Wine Spectator) e na WA (Wine Advocate/Robert Parker): 
8º colocado: Château Bonalgue 2000 (RP89/WS91)
90% Merlot e 10% Cabernet Franc
7º colocado: Château La Conseillante 2001 (RP89/WS90)
80% Merlot e 20% Cabernet Franc
6º colocado: Château La Cabanne 2000 (RP86/WS90)
92% Merlot e 8% Cabernet Franc
3º, 4º e 5º colocados: Château Latour a Pomerol 2000 (RP91/WS95)
90% Merlot e 10% Cabernet Franc
1º e 2º colocados: Vieux Château Certan 2000 (RP95/WS95)
70% Merlot, 20% Cabernet Franc e 10% Cabernet Sauvignon
A próxima parada será uma degustação aberta (onde os vinhos poderão ser visualizados) com o tema “Grandes Vinhos do Mundo”, seja lá o que isso queira dizer… Aguardem!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!