Premiers Grands Crus Classés de Bordeaux 1995, uma inesquecível degustação horizontal dos grandes tintos do Médoc!

Data

Châteaux Haut-Brion, Margaux, Lafite-Rothschild, Mouton-Rothschild e Latour 1995, os grandes tintos da margem esquerda chegando a maioridade!

Depois de 18 anos de um paciente repouso em barricas de carvalho novo francês e nas tradicionais garrafas bordalesas de cor verde, os cinco míticos vinhos da safra 1995 que merecem o título de Premier Grand Cru Classé do Médoc, foram “acordados” de seu sono profundo, alguns ainda bastantes sonolentos.
Começando a entrar agora no apogeu de sua curva de evolução, a safra 1995 curiosamente não possui a mesma aura de prestígio que sua vizinha 1996, mas a avaliação dos seus cinco principais vinhos mostra com nitidez que o ano foi igualmente excepcional, basta considerar as altíssimas notas recebidas por eles nas duas principais publicações especializadas no gênero, a Wine Spectator e a The Wine Advocate (Robert Parker), inclusive com um dos vinhos tendo recebido a nota máxima de 100 pontos.
Château Haut-Brion 1995 (Pessac-Léognan): RP96/WS95
Château Margaux 1995 (Margaux): RP95/WS100

Château Lafite-Rothschild 1995 (Pauillac): RP95/WS96

Château Mouton-Rothschild 1995 (Pauillac): RP95/WS94

Château Latour 1995 (Pauillac): RP96/WS94
Abertos e devidamente decantados por um pouco mais de uma hora, os vinhos revelaram-se aos poucos, oferecendo aromas complexos e toda a profundidade gustativa esperada, expressando a indiscutível qualidade que os levaram ao topo da pirâmide dos vinhos da margem esquerda de Bordeaux.
Vou revisar com calma minhas impressões de degustação de cada um destes grandiosos vinhos e publicarei em seguida, mas já posso adiantar que foi uma experiência inesquecível e que o preferido, quase por unanimidade, foi o Château Latour!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!