Agora é oficial! Confraria do Vinho do Porto declarou 2011 como Vintage!

Data

A Confraria do Vinho do Porto proclamou nesta sexta-feira, a safra 2011 como “ano Vintage”, numa cerimônia oficial que teve lugar na cidade do Porto, antecedida de uma prova com 55 Vintages da safra, avaliados por mais de 30 especialistas internacionais.
Segundo Manuel Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), “2011 é uma das maiores declarações de todos os tempos, onde, mais do que a quantidade, é importante ressaltar a grande qualidade destes vinhos do Porto Vintage.”
Para a safra 2011, quase 40 empresas fizeram a declaração, que só pode ser efetuada após o sinal verde do IVDP. A primeira declaração foi dada ainda no mês de março, seguida por uma cascata delas daí em diante, já sublinhando a excepcionalidade desse ano. O enólogo da Churchill’s, Ricardo Pinto Nunes, afirmou que “2011 é o melhor ano de sempre, sem dúvida”.
A declaração de “Vintage” tem origem na primeira metade do século XIX, como um ato comercial em que os exportadores enviavam uma notificação aos seus clientes, sobretudo ingleses, avisando-os que tinham um vinho extraordinário disponível para ser vendido. Nos dias de hoje, a declaração tem apenas um caráter simbólico, ocorrendo apenas 2 ou 3 vezes por década. A declaração de Vintage da safra 2011 é apenas terceira deste século.
Fonte: Porto 24

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!