Direto da Taça: Quinta do Crasto Maria Teresa 2007, expressão máxima dos tintos do Douro!

Data

Vinha Maria Teresa: a maior das jóias vínicas da Quinta do Crasto
A Quinta do Crasto está situada num sítio privilegiado e estratégico do Douro, tanto que seu nome deriva de “castrum” (a palavra latina para “forte romano”), especialmente pelo magnífico terroir para a produção de vinhos, onde mais da metade de seus cerca de 130 hectares são ocupados por vinhas, muitas delas com muitas décadas de vida.
Panorama das vinhas da Quinta do Crasto
A Vinha Maria Teresa, que oferece seus frutos para esse vinho, possui mais de 30 castas autóctones plantadas juntas, algumas delas, as mais velhas da quinta, cuja idade supera os 90 anos. Graças a essa idade elevada, a produtividade da vinha é naturalmente muito baixa, proporcionando cachos miúdos mas de extrema concentração, gerando uma matéria-prima perfeita para a produção de vinhos de alta qualidade e capaz de atingir grande complexidade. 
Produzido apenas em safras excepcionais, o Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa só foi lançado em 7 ocasiões (1998, 2001, 2003, 2005, 2006, 2007 e o recém-lançado 2009), gerando pouco mais de 8.000 garrafas por safra. 
Impressões de degustação:
Elaborado com o complexo blend de dezenas de castas presentes na vinha, o Maria Teresa 2007 amadureceu 20 meses em barricas novas de carvalho francês (80%) e americano (20%), gerando um vinho de cor púrpura, muito escuro e denso. No olfato, mostrou aromas efusivos de frutas negras quase passificadas, chocolate amargo, alcaçuz e notas ligeiras de torrefação, que certamente ganharão complexidade com o envelhecimento. No palato, um vinho quase “mastigável”, carnudo, muito bem estruturado, repleto de taninos potentes e perfeitamente maduros, com uma acidez balanceada e capaz de enfrentar seu teor alcoólico de 15%, que lhe confere um toque extra de dulçor. Final de boca extremamente persistente e sedoso, capaz de impactar o mais exigente dos enófilos. Impressionante!
Importado pela Qualimpor, mas já absolutamente esgotado. 
Avaliação: 98D.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!