Direto da Taça: Domaine Rolet Vin de Paille 2004, uma pequena joia âmbar lapidada no Jura!

Data

Vin de Paille, doce delícia da Côtes du Jura…
O Domaine Rolet é uma das principais vinícolas da região do Jura, uma pequena e pouco conhecida região francesa espremida entre a Borgonha e a fronteira da Alemanha, cujo vinho mais conhecido (e nem sempre muito apreciado) é o vin jaune (vinho amarelo), especialmente o produzido pelo Château Chalon.
Além de também produzir o famoso vin jaune, o Domaine Rolet elabora uma extensa linha de vinhos (espumantes, brancos e tintos) e eaux de vie com castas bem conhecidas (Chardonnay e Pinot Noir) e castas locais como a Poulsard, a Trousseau e a Savagnin.
O vin de paille do Jura, à semelhança do que é produzido em Hermitage, no Rhône, é feito com uvas muito maduras, selecionadas em vinhas velhas e que são colocadas para secar lentamente em esteiras de palha (paille, em francês) por pelo menos 3 meses, antes de seguir para a etapa de fermentação.
O Domaine Rolet produz seu vin de paille a partir de um pequenino vinhedo de 2 hectares composto com pelas castas Savagnin (40%), Chardonnay (40%) e 20% Poulsard. Após um demorado processo fermentativo no qual as leveduras levam o mosto a atingir entre 15 e 16º GL, o vinho ainda irá conter pelo menos 60 gramas de açúcar por litro, amadurecendo em barricas de carvalho francês durante 2 anos, antes de ser comercializado. Um vinho com estrutura para durar facilmente entre 50 e 100 anos!
Impressões de degustação:
O vinho já encanta pela belíssima cor âmbar e amendoada, que exibe um brilho impressionante. Aromas exóticos de caramelo, nozes, frutas cristalizadas, figo em calda, alcaçuz e de baunilha se mesclam de modo bastante efusivo. Na boca, uma rica expressão xaroposa se equilibra perfeitamente com uma acidez intensa  e que lhe confere um inesperado frescor. Final de boca sublime, longo, macio e, ao mesmo tempo,  enérgico. Uma gratíssima surpresa do Jura que deve ser conhecida por quem, como eu, aprecia imensamente a riqueza dos vinhos de sobremesa e meditação. Importado pela Decanter (R$297,30).
Avaliação: 97C.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!