Vinícola chilena Montes lança seu primeiro vinho "super ícone": Taita!

Data

Montes Taita 2007
Aurelio Montes, co-proprietário e enólogo-chefe da Viña Montes acaba de lançar durante a Vinexpo, o Taita, seu primeiro vinho “super ícone”, destinado especialmente para os consumidores asiáticos, já que é para lá que irão a maior parte das 3.000 garrafas da safra 2007, a primeira deste vinho que só será lançado em anos realmente excepcionais.
De acordo com Aurelio, a safra 2007 é composta de um blend dominado pela Cabernet Sauvignon (85%) e o restante (15%) sendo dividido entre Syrah e Carmenère, podendo ser ajustado para mais ou para menos, de acordo com as características da safra utilizada. 
Taita, o nome escolhido para o vinho, significa em espanhol tanto “sabedoria” (daí a inscrição Wisdow in Wine que aparece no rótulo) quanto “pai”, e contou com a expertise de Pedro Parra, um especialista em identificar micro terroirs, que após três anos de pesquisa no Vale de Colchagua, encontrou na zona de Marchigue, onde não existem rios, o terroir ideal para este vinho. 
Oriundo de uma vinha de apenas 6 hectares, o vinho atingiu nada menos que 15,7% de graduação alcoólica, passando dois anos em barricas novas de carvalho francês e mais três anos de afinamento em barril, resultando num caldo rico e encorpado que ostenta notas de trufas, café, cedro, amora, chocolate e blueberries.
Aurélio Montes estima que o Taita  poderá ser adegado por pelo menos 15 anos até alcançar seu apogeu.
Fonte: The Drinks Business

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!