Lojas de vinhos pelo mundo: descubra alguns dos "wine spots" preferidos pelos amantes do vinho! 4ª parte (Inglaterra e Itália)

Data

Wine Stores: o paraíso dos enófilos

Um dos maiores prazeres de qualquer enófilo é percorrer demoradamente as prateleiras de uma boa loja de vinhos. Isso é ainda mais agradável quando estamos em uma loja do exterior, já que nelas poderemos encontrar preços muito mais razoáveis do que nas lojas brasileiras. As razões disso já são bem conhecidas de todos e dispensam maiores considerações…
Pensando em ajudar aqueles enófilos que sempre me perguntam sobre isso antes de viajar, reuni na lista abaixo (essa é a 4ª e penúltima parte), uma série de lojas que já visitei pessoalmente (ou de modo virtual), e que acredito serem ótimas opções para aqueles que desejam comprar algumas garrafas especiais durante sua viagem ao exterior. Para ver as partes já publicadas da lista, basta clicar nestes links: 1ª parte / 2ª parte / 3ª parte.
Para ver todos os detalhes de cada uma das lojas, basta clicar sobre o nome dela e você irá direto para o respectivo site:
Inglaterra
Berry Bros et Rudd (Londres): essa tradicional casa de vinhos está a mais de 300 anos neste mercado, mas nem por isso deixou de ser moderna. Nela você encontra o que há de melhor no mundo dos vinhos clássicos, garrafas raras e muitíssimo bem acondicionadas. Possui um dos melhores e mais completos sites de loja de vinhos que já visitei.

Cork et Bottle (Londres): localizada bem no meio da área dos principais teatros londrinos, nas proximidades da Leicester Square. Lá também é um bom lugar para almoçar ou jantar todos os dias da semana.
Jeroboams (Londres): possui uma rede de lojas espalhadas pelos principais bairros de Londres. Na loja de Elizabeth Street, em Belgravia, você pode experimentar diversos vinhos numa moderna maquina tipo Enomatic. Há lojas da rede em Knightsbridge, Mayfair, Hampstead, Holland Park e outras áreas elegantes da cidade.
Harrods (Londres): assim como na França, onde grandes e luxuosas lojas de departamentos também vendem vinhos, a indicação da Harrods é ideal que estiver de passagem com a família. No setor de vinhos, tudo que há de mais caro e sofisticado poderá ser encontrado por lá, mas prepare o bolso…
Itália 
Enoteca Ronchi (Milão): oferta bastante extensa e variada de vinhos italianos e que oferece um ótimo serviço de entrega de sua encomenda, poupando o desagradável transtorno de ficar carregando garrafas na mão.
Eles não deixam tirar fotos, mas essa daqui dá uma noção do que há por lá…

Peck (Milão): uma das mais tradicionais delicatessens da cidade, localizada bem perto da praça do Duomo. Desça ao subsolo da loja e maravilhe-se com tudo que há de melhor em vinhos de todo o mundo. Foi lá que vi a maior concentração de caixas de Petrus até hoje. Existe um pequeno winebar no meio das prateleiras onde pe possível tomar uma ou duas taças de vinho enquanto faz suas compras. Eles também oferecem serviço de embalagem para viagem e entrega no seu hotel. Imperdível!

Enoteca Alessi (Florença): localizada numa pequena ruela quase ao lado da catedral de Florença, tem grande oferta de vinhos italianos num subsolo repleto de tentações. Possui também um bom espaço para comer e beber após uma bateria de compras.

Enoteca Grandi Vini (Alba): um verdadeiro (mas minúsculo) paraíso para bem procura vinhos antigos do Piemonte. Preste bastante atenção quando for procurá-la, apenas uma porta e uma plaquinha indicam que ali é uma loja de vinhos. Quando chegar ao subsolo com paredes do tempo do império romano, vai descobrir que valeu a pena visitar o local.

Enoteca Cavour 313 (Roma): misto de enoteca e restaurante localizada numa das principais “vias” da cidade. Boa seleção de rótulos da Itália.

  

Enoteca Lucantoni (Roma): fica situada um pouco fora do eixo turístico da cidade, mas seus bons preços e grande variedade, tornam-a bastante atrativa para a visita.

Na 5ª e última parte, Portugal e alguns outros pequenos recantos enófilos espalhados pelo mundo…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!