Vinhos apaixonantes para o Dia dos Namorados!

Data

Como todos sabem, o “Dia dos Namorados” brasileiro é comemorado tradicionalmente no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro da tradição católica. Em outros países, sobretudo do hemisfério norte, a data é celebrada em 14 de fevereiro (Valentine’s Day), homenageando outro santo (São Valentim), que na idade média defendeu a ideia do “amor romântico” e virou símbolo dos casais apaixonados.
E o quê o vinho tem a ver com isso? Acredito que ele, em suas diversas formas (branco, tinto ou espumante), seja quase uma unanimidade como a bebida ideal para acompanhar a celebração do amor de um casal apaixonado, especialmente no Dia dos Namorados. O vinho estimula nossos sentidos, relaxa o corpo e aumenta a libido, tanto no homem quanto na mulher.
Pensando nisso, elaborei uma pequena seleção de vinhos “apaixonantes”, que combinam perfeitamente com esse clima de amor e romance que emana com mais intensidade nessa data: vinhos cheios de frescor, aromas inebriantes e sabores aveludados e elegantes. Escolha o seu para brindar com seu amor:
Espumantes
Correndo o risco de parecer óbvio e estar “chovendo no molhado”, tenho de começar por eles. Um bom espumante (se um champagne for acessível, tanto melhor…) é perfeito para iniciar o brinde de uma noite romântica especial ou acompanhar o casal durante toda a celebração. 
Começando pelos espumantes, não tenha preconceitos, opte por um dos excelentes rótulos produzidos aqui mesmo no Brasil: a partir de R$50 já é possível adquirir ótimos espumantes como o Cave Geisse Brut, Don Giovanni 30 meses, Casa Valduga 130 ou, se tiver sorte de encontrar, experimente um Adolfo Lona Orus Rosé ou o exótico Estrelas do Brasil. Se não quiser abrir mão de um produto importado, recomendo que fuja daqueles “Proseccos” baratinhos e sem muita expressão. Experimente um Franciacorta! Se já é familiarizado com os Cavas espanhóis, procure por um Freixenet ou Codorniu especial (sugiro ou Elyssia ou Anna de Codorniu, respectivamente) ou o ótimo Castellroig, trazido pela Grand Cru. 
Champagnes
Apesar de tecnicamente também serem “espumantes”, os champagnes merecem um tópico à parte: seu glamour e características organolépticas ainda os colocam alguns degraus acima dos demais. Se for investir num deles, deixe de lado os previsíveis e onipresentes Moet et Chandon e Veuve Clicquot (salvo se for uma cuvée especial como a Dom Pérignon ou La Grande Dame), procure por um rótulo diferenciado como um Bollinger ou Pol Roger (servido no casamento real inglês do príncipe William), além dos ótimos champagnes das maisons Deutz e Perrier-Jouet
Brancos
Nessa época do ano um ligeiro “friozinho” começa a despontar na maior parte do país, levando-me a sugerir vinhos brancos mais complexos e untuosos, que possam ser bebidos em temperatura mais elevada, para acompanhar o seu jantar. Experimente um Chardonnay do Novo Mundo (especialmente os da Austrália e do Chile) ou um refinado Borgonha das apelações Chassagne-Montrachet ou Puligny-Montrachet. Se está em busca de algo novo, um branco de castas autóctones de Portugal como a Viosinho, a Rabigato ou Bical, pode ser uma ótima escolha. Esporão Reserva, Joaquim Madeira e Tapada dos Coelheiros são ótimas opções. 
Tintos
Para essa ocasião em particular, dê um tempo naqueles vinhos encorpados e com muita extração de fruta madura, guarde-os para outra ocasião. Busque alternativas tintas mais refinadas e elegantes como um Pinot Noir da Nova Zelândia (ou, se o bolso permitir, um Borgonha 1er Cru…), um exuberante e frutado Tempranillo da Ribera del Duero ou um perfumado Brunello di Montalcino. Procure por rótulos como o Saint Clair’s Pioneer Block Pinot Noir (Nova Zelândia), Olivier Leflaive Pommard (Borgonha), Matarromera Crianza (Ribera) ou o Brunello di Montalcino Il Poggione (Toscana).

Enfim, todas essas sugestões podem harmonizar bem com seus planos de celebração da data. Qualquer que seja a sua escolha, o vinho será apenas mais um elemento a contribuir com uma noite perfeita!

Boa comemoração à todos os casais de apaixonados!

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!