Direto da Taça: Domaine Sorin Cuvée Privée Côtes de Provence 2004, classe e complexidade nos vinhos mediterrâneos!

Data

Domaine Sorin Cuvée Privée 2004, a Provence em todo o seu esplendor… 
Antes de mais nada, tenho de agradecer a precisa indicação deste vinho pelo sommelier Gustavo Giacchero, da Enoteca Decanter de Belo Horizonte. Fazia bastante tempo que eu não recebia a sugestão de vinho desconhecido que me agradasse tanto em todos os sentidos. 
Até então, não havia tido a oportunidade de degustar nenhum rótulo do Domaine Sorin, uma pequena propriedade localizada em St-Cyr-sur-mer, nos arredores da vila de Bandol. Este Côtes de Provence Cuvée Privée é resultado de um blend de uvas orgânicas compostas de 60% Syrah, 30% Mourvèdre e 10% Carignan, amadurecidas por 9 meses em barricas de carvalho francês (20% novas).
Os tonéis rotativos do Domaine Sorin
O vinho passa por um engenhoso mecanismo de fermentação em tonéis de carvalho (7.600 litros) denominado ”foudres rotatifs autopigeants”. Eles foram desenvolvidos pela tonnellerie Seguin Moreau especialmente para o Domaine, contando com controle de temperatura e um sistema de rotação que proporciona uma extração lenta e progressiva de taninos.
Impressões de degustação:
Cor rubi escura com ligeira turbidez, talvez devida ao fato de ser um vinho sem qualquer filtração. Aromas encantadores e bastante persistentes de frutas vermelhas maduras, ervas finas, mentolado, café expresso e notas defumadas e de couro molhado. Paladar classudo, com taninos aveludados e bem estruturados, acidez perfeita e muito refrescante. Integração com a madeira no ponto ideal, conformando-se num vinho absolutamente harmônico e complexo, daqueles em que as taças se esvaem rapidamente e clamam por outra garrafa. Uma fantástica e inesquecível surpresa, muito acima de minhas expectativas iniciais. Considerando sua qualidade, foi quase uma pechincha os R$138 pagos por ele. 
Avaliação: 95A.  

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!