Um dos maiores prazeres de qualquer enófilo é percorrer demoradamente as prateleiras de uma boa loja de vinhos. Isso é ainda mais agradável quando estamos em uma loja do exterior, já que nelas poderemos encontrar preços muito mais razoáveis do que nas lojas brasileiras. As razões disso já são bem conhecidas de todos e dispensam maiores considerações…
Caves Taillevent (Paris): localizada no Faubourg Saint Honoré, além de vender praticamente todos os melhores vinhos franceses, organiza degustações periódicas e possui uma ótima brasserie ao lado.
Hediard (Paris): tradicional endereço gourmet, fica na região de La Madeleine, área repleta de lojas de gastronomia. Além de vinhos, oferece produtos finos e também tem um restaurante anexo.
Fauchon (Paris): outra cadeia de produtos gourmet com loja em La Madeleine. Possui uma ótima cave no andar inferior. Endereço muito adequado para quem está acompanhado pela família ou amigos, já que há muito mais na loja que possa interessá-los.
La BordeauxThèque (Paris): localizada na Galeries Lafayette Paris Haussmann, o endereço mais tradicional de compras em Paris, oferece uma grande variedade de vinhos franceses, especialmente de Bordeaux. Outro ótimo lugar para comprar vinhos sem ser “pressionado” por seus acompanhantes de viagem.
Lavinia (Paris): a cadeia de lojas já mencionada nos posts anteriores, possui lojas em La Madaleine e La Defense, ambas bastante completas e capazes de oferecer quase tudo que um enófilo possa estar procurando. O restaurante no andar superior da loja de La Madeleine é uma ótima pedida para degustar ali mesmo um grande vinho.
Nicholas (Paris e diversas cidades francesas): rede de lojas onde os franceses se abastecem para o consumo diário. Nas lojas da Nicolas você encontra vinhos de ótima qualidade e com preços excelentes, mas não vá nelas se estiver procurando vinhos altamente pontuados ou coisas do gênero. Descubra nelas quanta coisa boa você pode beber por menos de 15 euros…
La Vinothèque (Bordeaux): com 40 anos de existência, fica próxima do Grand Theatre da cidade, tornando-se um ponto de interesse turístico, além de ser um lugar sensacional para comprar vinhos.
L’Intendant (Bordeaux): até para quem não liga para vinhos essa loja vale uma visita. Com sua galeria de prateleiras de vinhos que seguem uma grande escada em espiral, a l’Intendant é especializada em Bordeaux. Dificilmente você deixará de encontrar aquilo que estiver procurando, mas prepare o bolso…
Na sequência, Inglaterra, Itália e Portugal…