Dia das Mães: sugestões de vinhos bacanas para celebrar com quem nos deu a vida!

Data

Vinhos para celebrar com as mamães enófilas
Pergunte para qualquer mãe se existe um “dia dos filhos”? Certamente ela irá responder que existe sim: TODOS, até o fim de seus dias! Enquanto isso, nós, os filhos, temos a cada ano, no segundo domingo de maio, apenas uma oportunidade de celebrar e homenagear aquela que nos deu nosso bem mais valioso: a vida!
Diante disso, nada mais adequado do que escolher um vinho especial para comemorar e brindar na companhia delas, seja tinto, rosé, branco ou espumante. Veja a seguir algumas de minhas sugestões para essa ocasião que, espero, irão deixar todas as mães muito satisfeitas…
Espumantes
Aqui não tem muito o que errar, mas evite aqueles mais adocicados (demi-sec), prefira um bom espumante  nacional, um Cava ou, se lhe for acessível, um Champagne do tipo Brut. Um Rosé (Brut) também é uma boa pedida, principalmente para aquelas mães que não bebem regularmente. O sabor mais intenso e frutado deste estilo vai agradar em cheio.
Três opções fáceis de encontrar: Cave Geisse Brut, Cava Cristalino Vintage, Champagne Piper-Heidsieck Brut e Champagne Ruinart Brut Rosé.
Brancos
Por ser celebrado sempre aos domingos, o almoço é o momento de celebração mais habitual entre as famílias no Dia das Mães, horário que sempre vai bem para um branco frutado, refrescante e/ou mineral. Nessa categoria, um leve Muscadet ou um sofisticado Sancerre, ambos do Vale do Loire, são ótimas pedidas. Se ela (e você) prefere algo mais frutado e com maior percepção de frescor, um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia é uma escolha precisa.
Sugestões: Guy Saget Muscadet de Sèvre et Maine, Henri Bourgeois Sancerre Les Baronnes e Saint Clair Pioneer Block 18.

Rosés
Outro estilo que costuma agradar as mães, assim como os espumantes rosés, encantam pela presença de frutas vermelhas, pelo toque floral e ótimo frescor. É uma categoria onde encontramos muitas opções de qualidade irregular. Para não errar, busque preferencialmente pelos vinhos da Provence, no sul da França, mas até mesmo no Brasil, você pode achar exemplares interessantes.
Sugestões: Terres de Berne (Provence) e Villa Francioni Rosé (Brasil), curiosamente, ambos vem acondicionados em belas garrafas de design quadrado.
Tintos
Aqui as opções se abrem enormemente, mas, imaginando o consumo diurno e me restringindo a três opções varietais, os vinhos feitos com Pinot Noir, Sangiovese e Syrah/Shiraz saem na frente. Estas castas oferecem aromas intensos e sedutores que vão desde as frutas vermelhas frescas até o chocolate, passando por notas de baunilha e alcaçuz. Na boca, com seus taninos mais delicados, suaves e macios, esses vinhos irão garantir uma apreciação bastante segura e prazerosa pela grande maioria das mães.
Sugestões: Undurraga TH Leyda Pinot Noir (Chile), Fontodi Chianti Classico (Itália) e d’Arenberg Footbolt Shiraz (Austrália).  
Para harmonizar? É simples, o único elemento a ser considerado para a garantir um almoço de Dia das Mães perfeitamente harmonizado, é o amor…

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!