Saúde: Empresa italiana promete vinhos sem anidrido sulfuroso como conservante!

Data

Será o fim da “dor de cabeça” para os alérgicos ao SO2?
A empresa italiana Integrapes está testando um conservante anti-oxidante e anti-bacteriano derivado das sementes das próprias uvas tão eficaz quanto o anidrido sulfuroso (SO2) e capaz de preservar alguns sutis aromas naturais que o derivado de enxofre pode encobrir. 
Derivado dos polifenóis naturalmente encontrados nas sementes da uva, o conservante desenvolvido é adicionado ao mosto e ao vinho em vários estágios do processo de produção. Variando ligeiramente para cada tipo de vinho (tinto, branco, rosé ou espumante), envolve essencialmente um litro de conservante adicionado a para cada 20 hectolitros de vinho ao final das etapas de fermentação (alcoólica e maloláctica) e, em seguida, antes do engarrafamento. 
O produto foi testado e aprovado por Luca Maroni, um dos principais críticos de vinho da Itália, que também está colaborando nos testes em curso. Ele declarou que “provei centenas de vinhos de todas as partes do mundo sem dióxido de enxofre (naturais, orgânicos, biodinâmicos, etc …), mas até agora, sempre algum deles acabou ficando, de forma irreversível, oxidado ou atingido por defeitos de processamento enológico que comprometem a integridade da fruta. Agora, após provar o primeiro vinho branco produzido com o método Integrapes, encontrei uma fruta irrepreensível, pura e sem presença de oxidação”.
“O sonho de vinhos sem adição de sulfitos parece que agora será uma realidade”, finalizou.
Fonte: The db

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!