Wine Spots: As belas vinhas retorcidas de Plavac Mali no litoral da Croácia!

Data

Croácia: nas margens do Mar Adriático, um dos mais exóticos vinhedos que já vi…
Visitando recentemente o site Wines of Balkans, organizado por Dusan Jelic, me deparei com fotos de um lugar que, além de belíssimo, abrigava um pequeno conjunto de vinhas impressionantes localizado em Dingač, península de Pelješac, nas proximidades da famosa cidade turística de Dubrovnik, no sul da Croácia.
Mapa da região
As vinhas são da casta local Plavac Mali, um cruzamento de Zinfandel (em croata, Crljenak Kaštelanski) e Dobričić, outra casta autóctone. A tradução literal de seu nome significa “pequenas azuis”, em croata Plavo significa azul e Mali quer dizer pequeno.
Vinhas de Plavac Mali de cerca de 30 anos de idade…
Como em toda Europa Central, a viticultura croata já existia centenas de anos antes da ascensão do Império Romano. Uma pesquisa recente descobriu que os dalmácios já plantavam videiras desde a Idade do Bronze. No entanto, o início efetivo do cultivo de uvas e produção de vinhos na região está relacionada com a colonização grega, que chegou na costa da Croácia no século 5 a.C. 
Confesso que ainda não tive a chance de provar nenhum tinto croata (apenas alguns brancos), mas com uma história vitícola tão antiga e um “wine spots” tão espetaculares como estes das fotos acima, fiquei muito motivado para corrigir essa “falha”…
Fotos: Dusan Jelic

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!