A Madeira e o Vinho: muito além das barricas de carvalho e dos… Chips!

Data

Sala de barricas no Castello di Ama onde repousa o magnífico Merlot l’Apparita
A estreita relação entre a madeira, especialmente a extraída do carvalho, e o vinho é muito antiga,  introduzida pelos romanos como recipiente (em forma de barricas e tonéis) para o armazenamento e transporte do vinho, substituindo as frágeis ânforas de argila usadas na época.
Depois de muitos séculos, já na região francesa de Bordeaux, as barricas de madeira, além de continuar a exercer seu papel de meio de armazenamento e transporte do vinho que, em sua maioria, seguia por rio e mar para a Inglaterra, passaram a contribuir no processo de maturação do vinho antes de seguir para o consumo.
Com o surgimento das garrafas de vidro, o papel das barricas como meio de transporte tornou-se gradativamente secundário, enquanto o de elemento essencial para refinar a qualidade do vinho ganhou cada vez mais importância, chegando ao tempo presente com um cenário onde uma barrica de carvalho francês novo pode valer mais de 1000 euros, tamanha é sua relevância na produção de um grande vinho, sobretudo, nos tintos.
Essa breve introdução nos leva ao tema fundamental do texto: o uso da madeira no processo de “construção” de um vinho. Com preços tão altos (e florestas de menos), a indústria do vinho teve de ser “criativa” para conferir um “toque” de carvalho nos vinhos mais baratos, utilizando métodos nem sempre declarados ou legais.
De aduelas e pedaços (chips) de carvalho quase todo mundo já ouviu falar, mas como esses “ingredientes” são usados, nem todo mundo viu. Para conhecer mais sobre esses produtos “alternativos”, entrei no site de uma tanoaria europeia que oferece uma extensa gama de derivados das barricas de carvalho. Veja alguns exemplos:
As clássicas aduelas de carvalho americano e francês, tostadas de acordo com a escolha do cliente
Sachê de “chips” de carvalho 
Carvalho em pó e em lascas

Embalagem para acondicionar as lascas dentro do barril

Ilustração que demonstra como inserir e retirar o sachê
Acho que as imagens dizem tudo…
Fotos: Tonnelerie J. M. Gonçalves

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!