Este mapa animado produzido por Jeremy Proville, do Environmental Defense Fund, ilustra as íncriveis transformações produzidas pela mudança climática na produção de vinhos e na conservação de ecossistemas.
Publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, a pesquisa foi conduzida por uma equipe de pesquisadores internacionais e liderada pelo Environmental Defense Fund. A principal conclusão do estudo é que a mudança climática vai afetar drasticamente famosas regiões produtoras de vinho, aumentando a pressão sobre o abastecimento de água e vida selvagem.
O mapa desenvolvido pela pesquisa mostra as mudanças nas áreas adequadas a produção de vinhos ao redor do mundo. A cor vermelha indica áreas que atualmente são utilizadas para o cultivo de vinhas e que serão perdidas até 2050, a cor verde indica as áreas que permanecerão adequadas e a cor azul indica as novas áreas que se tornarão adequadas para o cultivo de uvas em 2050.
Regiões vinícolas da costa da Califórnia irão se deslocar para o norte até a região das Montanhas Rochosas, perto da fronteira canadense, podendo invadir áreas de conservação vitais, como o parque Yellowstone. Onze mil quilômetros dali, na China, grandes áreas já estão se tornando rapidamente aptas ao cultivo de vinhas. O aumento das temperaturas está possibilitando que áreas de cultivo de uvas se movam para os habitats mais montanhosos do país e lar do ameaçado panda gigante.
Além disso, água de irrigação será necessária para compensar o aumento das temperaturas e diminuição da precipitação em algumas áreas. É de extrema importância para conservacionistas e políticos entender claramente essas mudanças, pois elas terão um grande impacto na conservação ambiental e na agricultura, principalmente com aumento da pressão sobre as terras que terão de alimentar um mundo em crescimento.
Perturbador…