Contagem regressiva: vem aí o Malbec World Day!

Data

Uma série de eventos acontecerão nos próximos dias em 60 cidades de 45 países do mundo para honrar a Malbec, a casta emblemática da Argentina. Sob a  coordenação da Wines of Argentina, estão previstos cerca de 70 eventos e intervenções artísticas em importantes cidades do mundo, famosas por sua arte urbana, como Nova York, São Paulo, Londres, Xangai e Mendoza.
No próximo dia 17 de abril, a Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, realizará em todas as cidades selecionadas a terceira edição do Dia Mundial do Malbec (Malbec World Day). 
No Brasil, as festividades terão um tempo ainda maior, englobando diversos canais de comunicação e o envolvimento de jornalistas, blogueiros, formadores de opinião e consumidores. Essas ações começam no dia 10 de abril e contarão com transmissões ao vivo, programas de webtv, missões no Instagram, envolvimento de blogueiros na divulgação dos vinhos Malbec, além de mídia nos canais especializados.
Através do Winebar será possível acompanhar ao vivo duas degustações com vinhos selecionados pela Wines of Argentina para a divulgação no Brasil. Através do site www.malbecworldday.com.br as pessoas poderão acompanhar a transmissão, mandar perguntas e sugestões. Os vinhos escolhidos serão provados simultaneamente por diversos jornalistas e blogueiros no Brasil inteiro. 
Confira a seguir a agenda de atividades e programe-se para conhecer mais sobre essa uva ícone da Argentina.
Dia 10/04
Transmissão ao Vivo Winebar
Horário: 21h
Tema: Diversidade de Mendoza Malbec
Vinhos: Sottano Malbec Reserva de Familia, Lagarde Primeras Viñas e Andeluna Altitud.
www.malbecworldday.com.br
Dia 11/04
Desafio ao Vinho especial Malbec World Day
Horário: 12h as 13h
Tema: Malbec combina com tudo?
Vinhos: Don, Sottano, Lagarde Primeras Viñas
www.tvgeracaoz.com.br
Dia 17/10
Transmissão ao Vivo Winebar
Horário: 21h
Tema: Diversidade do Malbec
www.malbecworldday.com.br
Dia 18/04
Desafio ao Vinho especial Malbec World Day
Horário: 12h as 13h
Tema: Malbec é tudo igual?
www.tvgeracaoz.com.br
Por quê 17 de abril?
A origem da Malbec encontra-se no sudoeste da França. Ali era cultivava a cepa com a qual se elaboravam os vinhos denominados “de Cahors”, reconhecidos desde a época do Império Romano. Estes vinhos se consolidaram na Idade Média e terminaram de se fortalecer na modernidade. 
A conquista do mercado inglês foi um passo decisivo na valorização desta cepa na Inglaterra e no mundo. No final do século XIX, a praga de filoxera destruiu a viticultura francesa, fazendo com que a “Cot”, nome  local da Malbec, caísse no esquecimento, mas deixando uma cultura de sua apreciação já construída.
Esta cepa acabou chegando na Argentina em 1853, trazida pelo francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a Quinta Agronômica de Mendoza.
Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha-se a incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, foi apresentado o projeto diante da Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.
A gestão de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foram decisivas no desenvolvimento da cepa no país. Assim, o dia 17 de abril é, para a Wines of Argentina, não só o símbolo da transformação da vitivinicultura argentina, mas também o ponto de partida desta cepa emblemática da Argentina.
Fonte: www.winesofargentina.com

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!