Edição 2013 do Circuito Brasileiro de Degustação começa na próxima semana!

Data

O evento itinerante tem início na Região Sul. Até o final do ano, roteiro passará pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, contemplando 11 cidades.
No ano passado, a participação de 1,7 mil pessoas nas sete etapas do Circuito Brasileiro de Degustação, praticamente o dobro do público inicialmente previsto, superou as mais positivas expectativas Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Sucesso de público e de formatação, em 2013 o evento foi ampliado e será levado a 11 capitais de quatro regiões do país. Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com patrocínio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS) e apoio da Oxford Crystal, o Circuito contará com a participação de 23 vinícolas e do projeto Suco de Uva 100% do Brasil.
Com o objetivo levar informações e potencializar a formação de imagem dos vinhos brasileiros no mercado interno, o Circuito consiste em reunir grupos de vinícolas que promovem a degustação de seus produtos em diferentes cidades do país. Como resultado, a ação proporciona a aproximação direta das empresas com consumidores e profissionais do setor por meio da experimentação, ampliando o conhecimento sobre os vinhos nacionais e facilitando a realização de negócios. “É uma oportunidade única que os profissionais e os consumidores têm para conferir as novidades da produção brasileira de vinhos e derivados”, ressalta o Gerente Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
Este ano, o Circuito será realizado em etapas que contemplam as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A largada será dada na próxima segunda-feira, 8 de abril, em Curitiba (PR). Na sequência, a ação segue para Florianópolis (SC), no dia 9, e Porto Alegre (RS), no dia 11. Em junho, o Circuito ruma para a Região Sudeste, com a realização no Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). A terceira etapa ocorre em julho, nas cidades de Goiânia (GO) e Brasília (DF), contemplando o Centro-Oeste do país. Em setembro, o Circuito se encerra com o tour pelas capitais nordestinas de Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE).
As atividades sempre ocorrem das 16h às 21h, com entrada gratuita. Entretanto, o período até as 19h é reservado a profissionais do setor de vinho, comércio e jornalistas. Depois deste horário, o Circuito é aberto aos consumidores.
Palestras
Duas palestras integram a programação da primeira etapa do evento. De carona com os Vinhos do Brasil – Uma viagem pelas regiões que buscam identidade para seus rótulos, inicia às 17h. A ministrante será a enóloga Maria Amélia Duarte Flores, professora do curso de Gestão em Enoturismo e proprietária da Vinho e Arte, empresa de eventos e consultoria. 
A palestra seguinte, Luz, Câmera, Degustação! – Os vinhos do Brasil e a 7ª Arte, inicia às 19h e ficará a cargo do jornalista Marcelo Copello, diretor de conteúdo da Baco Multimídia e um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no país. Na ocasião também será feito o lançamento do Anuário Vinhos do Brasil, elaborado pela Baco, com a supervisão do jornalista.
Participantes do Circuito deste ano:
Aracuri Vinhos Finos
Casa Valduga
Casa Venturini Vinhos e Espumantes
Courmayeur do Brasil Vinhos
Dal Pizzol Vinhos Finos
Dommo do Brasil
Dunamis Vinhos e Vinhedos
Gran Legado Vinhos e Espumantes
Guatambu Estância do Vinho
José Sozo Vinhos
Lídio Carraro Vinícola Boutique
Luiz Argenta Vinhos Finos
Miolo Wine Group
Pericó Vinhos
Pizzato Vinhas e Vinhos
Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim
Vinícola Aurora, Vinícola Peterlongo
Vinícola Campos de Cima
Vinícola Dezem
Vinícola Perini
Vinícola Salton
Famiglia Zanlorenze
Suco de Uva 100% do Brasil
Fonte: Martha Caus – Ibravin

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!