Direto da Adega: Viña Tondoñia Lopez de Heredia Gran Reserva Blanco 1991, simplesmente o melhor vinho branco da Espanha!

Data

Um branco com “alma” de tinto!
Apresentar a tradicional Viña Tondoñia, uma vinícola com quase 150 anos de história, localizada em Haro, na mais famosa região vinícola da Espanha, a Rioja, é absolutamente desnecessário. Quando falamos de vinhos espanhóis fiéis à tradição vinícola do país, ela é uma referência por si só.
Depois de apreciar recentemente uma garrafa do Gran Reserva Tinto 1994 e do Reserva Tinto 2001, era chegada a hora de beber mais uma vez o magnífico Tondoñia Gran Reserva Branco 1991, um exemplar que desmitifica qualquer tipo de dogma sobre a idade ideal para consumo de um vinho branco. 
Elaborado com as castas Viura (90%) e Malvasia (10%) e amadurecido por 10 longos anos em tonéis de carvalho, o GR 1991 repousou desde então nas 15.000 garrafas produzidas nesta safra. Por suas características particulares de vinificação e amadurecimento, o Tondoñia Gran Reserva deve ser degustado como se fosse um tinto leve, em taças maiores do que o habitual para brancos e em temperatura mais elevada, entre 14 e 16ºC, possibilitando a máxima percepção de seu caráter gustativo.
Impressões de degustação:
Não há nada melhor para descrever sua bela cor amarelo “quase” âmbar que a foto acima, exibindo na taça um brilho impressionante para um vinho que já ultrapassou os vinte anos de vida. No nariz, a temperatura mais elevada favoreceu o surgimento de aromas ricos em amêndoas torradas, folhas secas e um delicado toque de favo de mel e oxidação, de grande complexidade. No paladar, deu um show de elegância e refinamento, com delicada acidez, grande mineralidade e tênue presença de madeira, que proporcionaram um equilíbrio perfeito. Com apenas 12% de álcool, fluiu com facilidade na boca, deixando um final seco e refrescante de longuíssima duração. Um vinho tão sublime que, na minha opinião, dispensa qualquer acompanhamento (apesar de ser muito gastronômico…). Merece ser apreciado em pequenos goles, quase como um “vinho de meditação”. Importado pela Vinci (US$246,50 ~ R$490).
Avaliação: 97D.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!