Direto da Taça: Garofoli Podium Verdicchio dei Castelli di Jesi, um grande clássico do Marche!

Data

Ao longo de quase 150 anos de história, a Garofoli, a mais antiga vinícola em atividade no Marche (Itália Central), vem elaborando brancos e tintos que estão entre os melhores da região, com destaque para os Verdicchios (brancos) e Rossos Cònero e Piceno (tintos), que representam 60% de sua produção anual. 
A Garofoli mantém-se uma empresa familiar, cujo comando já está na quinta geração, focada em extrair de seus vinhedos espalhados pela região, o melhor que cada casta e terroir possa oferecer. Sem abrir mão de métodos e conceitos tradicionais, agrega constantemente novas tecnologias de cultivo e vinificação para tornar seus vinhos ainda mais sedutores.
A Verdicchio, a casta branca mais emblemática da região, responde por quase 60% de toda a produção vinícola dessa área, sendo costumeiramente engarrafada numa original garrafa com formato ligeiramente inspirado nas antigas ânforas romanas.
Apesar de não ser acondicionado nessas garrafas típicas, o Garofoli Podium Verdicchio dei Castelli di Jesi, produzido nos arredores da vila de Jesi, é uma das maiores expressões (senão a maior) desta casta, tendo recebido do Gambero Rosso, o mais prestigiado guia de vinhos italianos, um recorde de 10 Tre Bicchieri (pontuação máxima) até a última safra avaliada. Até mesmo sua versão mais simples, que custa cerca de R$40, é excelente em sua faixa de preço.  
Impressões de degustação:
Bela coloração amarelo citrino tendendo para o esverdeado, com um halo quase transparente. Aromas expressivos de lima da pérsia e outras frutas cítricas, seguidos de notas minerais e ervas frescas. Paladar vivo, intenso e persistente, com boa acidez e uma mineralidade exuberante, que remete aos vinhos de Chablis. Possui um caráter bastante elegante na boca, com algumas arestas para aparar, sugerindo que, ao contrário da maioria dos vinhos brancos, poderá ganhar boa complexidade com a guarda, tornando-se ainda mais impactante. Talvez mais uns 3 ou 4 anos lhe façam muito bem. Um branco italiano para quem busca ao diverso e de ótima relação preço x qualidade! Importado pela Grand Cru (R$95/105). 
Avaliação: 93B.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!