Direto da Taça: Nicolas Joly Les Vieux Clos 2008, um exótico branco de Savennières!

Data

Um branco do Loire bem ao estilo ame ou odeie…

Os vinhos biodinâmicos elaborados no Vale do Loire por Nicolas Joly tem um estilo bastante peculiar e que  divide opiniões: enquanto uns adoram, outros torcem o nariz (eu mesmo estava desse lado…).  Na semana passada me permiti fazer uma nova prova de seu vinho mais simples, o Savennières Les Vieux Clos 2008, e para minha grata surpresa, encontrei um vinho feito com a casta Chenin Blanc ainda bem “exótico”, do jeito que meu amigo Eugênio Oliveira de Brasília gosta, mas que pela primeira vez, me trouxe uma agradável impressão, a tal ponto de me motivar a escrever este post sobre ele.
Um dos papas da viticultura biodinâmica atual, Nicolas Joly, ao lado de sua filha Virginie,  produzem três vinhos em seus vinhedos, dos quais o Coulée de Serrant é o mais expressivo e renomado. O Les Vieux Clos é o vinho de “entrada”, produzido em Savennières a a partir de quatro parcelas isoladas de vinhas com 15 a 20 anos de idade e que totalizam 12 hectares. Entre o Coulée de Serrant e o Les Vieux Clos ainda temos o Clos de la Bergerie, justamente um dos que degustei mais vezes e nunca com boas lembranças.  
Impressões de degustação:
A cor amarelo vivo, quase âmbar, num vinho de apenas cinco anos de vida, já avisava que aquele não era um branco qualquer. Sua expressão olfativa, repleta de aromas de frutas ligeiramente cozidas (peras e maçãs) e apenas um leve toque oxidativo, me surpreenderam positivamente. Na boca, o delicioso caráter mineral, de frutas secas e levemente salgado, compensaram uma discreta falta de acidez, resultando num conjunto bastante interessante. Um vinho branco que não é para todas as horas, mas que é uma boa opção para quem buscar experimentar um bom exemplar de Chenin Blanc do Loire. Importado pela Casa do Porto (R$150).
Avaliação: 90B.

Outros Artigos

Olá, fique mais um pouco. Sou seu Wine Hunter.

Se não encontrou o que realmente procurava, deixe que eu faça isso por você.

Quero te propor a melhor experiência em nosso Marketplace de vinhos!